Jubileu da Uniao Africana: PR deseja libertação económica de África - MISSÃO ÁFRICA PIEIA
Fale Conosco: (75) 3616 6785 / 9162 3413 - contatos@pieia.org
Home » » Jubileu da Uniao Africana: PR deseja libertação económica de África

Jubileu da Uniao Africana: PR deseja libertação económica de África

O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, exortou ontem, a todos os moçambicanos, a associarem-se, com entusiasmo e sentido de pertença, aos programas alusivos ao Jubileu de Ouro da Unidade Africana, que se celebra no próximo dia 25, insistindo na necessidade de auto-estima e cultura de trabalho e da paz para a libertação económica do continente.



Maputo, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2013:: Notícias
 
Para o Presidente da República, “África está bem posicionada para desenvolver soluções inovadoras para os desafios que enfrenta. Temos uma rica história de vitórias, honras e glórias e recursos para nos reinventarmos para continuarmos a construir a nossa prosperidade e bem-estar. “Exortamos a todos os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo, e no estrangeiro, a associarem-se, com entusiasmo e sentido de pertença a esta bela Mãe-África, aos programas alusivos ao Jubileu de Ouro da Unidade Africana. Esta é uma oportunidade para nos curvarmos perante a clarividência dos fundadores da nossa organização continental e perante a sua persistência na realização da visão de uma África livre e independente. Em sua homenagem devemos, hoje, continuar a lutar pela libertação económica da nossa Mãe-África, com as comunidades económicas regionais a desempenharem o seu papel e a consolidarem o ambiente onde impera a auto-estima, a cultura de trabalho e a paz”, concluiu o chefe de Estado moçambicano.
“Esta é uma oportunidade para nos curvarmos perante a clarividência dos fundadores da nossa organização continental e perante a sua persistência na realização da visão de uma África livre e independente”, destacou o chefe de Estado moçambicano, numa exortação divulgada em Maputo, por ocasião da efeméride.
Depois de lembrar que no próximo dia 25 de Maio celebramos as Bodas de Ouro da UA, o Presidente Armando Guebuza refere que estas celebrações se realizam sob o lema Pan-africanismo e Renascimento Africano, duas emblemáticas expressões da solidariedade africana e da luta pelo resgate da nossa dignidade, liberdade e independência.
“À volta deste lema celebremos pois, os nossos valores e as matrizes identitárias para continuarmos a unir o passado e o presente para que, com orgulho, sejam apropriados pelas gerações vindouras”, disse Guebuza, recordando que “inspirados no Pan-africanismo e no Renascimento Africano, os melhores filhos de África, entre eles, Julius Nyerere, Ben Bella, Gamal Nasser, Hailé Selassié, Houphouet Boigny, Leopold Senghor, Nkwame Nkrumah, Modibo Keita e Sekou Touré inauguraram, a 25 de Maio de 1963, uma nova era da unidade africana ao fundar a Organização da Unidade Africana”.
“Foi igualmente no contexto destes valores nobres que fixaram a descolonização da nossa Mãe-África como objectivo primordial da nossa organização continental”, insistiu.
Para o Chefe do Estado, volvidas cinco décadas, a quase totalidade do nosso continente libertou-se da colonização e edificou pilares sólidos para o Exercício da democracia multipartidária, boa governação e do Estado de direito e “registamos igualmente progressos na área social e económica e na fasquia que o nosso continente alcançou na agenda internacional de paz, segurança e desenvolvimento”.
“Preocupam-nos, contudo, os desafios que nos são colocados em várias áreas com destaque para infra-estruturas e diferentes manifestações da pobreza. Preocupa-nos ainda o ressurgimento do fenómeno de mudanças inconstitucionais de Governo, uma ameaça aos ganhos alcançados ao longo destas cinco décadas”, deplorou o estadista moçambicano, para quem, face a esta tendência “temos estado a reforçar a nossa capacidade de resposta no quadro da Arquitectura Africana de Paz e Segurança e a consolidar os ganhos no contexto do Mecanismo Africano de Revisão de Pares”.

Fonte: http://www.jornalnoticias.co.mz

Share this article :

0 comentários:

O que achou desta postagem?

Compartilhe conosco...

 
| |
Powered by Blogger
Copyright © 2014. MISSÃO ÁFRICA PIEIA - All Rights Reserved
------------